segunda-feira, 29 de Abril de 2024  01:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2011

Embaixador chileno visita industriais de Estarreja para potenciar negócios.


O Embaixador do Chile, Fernando Ayala González, "ficou muito satisfeito com o que viu em Estarreja", refere um comunicado de imprensa ...

O Embaixador do Chile, Fernando Ayala González, "ficou muito satisfeito com o que viu em Estarreja", refere um comunicado de imprensa emanado da Autarquia de Estarreja. “Vi um Portugal diferente do que a imprensa escreve, um Portugal de gente que trabalha e de uma criatividade incrível, empresas medias que são muito produtivas e que tem produtos de valor acrescentado que exportam para o mundo”. Assim resumiu a visita de trabalho realizada ontem a Estarreja que considerou de "grande utilidade".

“O mercado do Chile é uma boa possibilidade para as empresas portuguesas”, acrescentou, lembrando que o intercâmbio comercial entre os dois países é ainda muito baixo.

Para além da estabilidade política, a economia do Chile cresceu 5,2% no ano passado, prevendo-se para este ano um crescimento de 6%. Este país da América do sul é um “parceiro conveniente para Portugal e um grande mercado”, abrangendo 4 mil milhões de pessoas, fruto de acordos comerciais de livre comércio com 58 países.

A Câmara Municipal de Estarreja convidou o Embaixador do Chile em Portugal a visitar o município tendo como objectivos "a mútua partilha de interesses entre o tecido empresarial local e regional e este país do continente sul-americano".

Para José Eduardo de Matos, líder autárquico, “o Chile é um país muito interessante, com muitas possibilidades de ser melhor utilizado como ponte económica”, e com esta acção a Câmara Municipal pretende “dar condições aos nossos empresários para poderem fomentar o seu negócio e podermos todos contribuir para uma Estarreja mais desenvolvida e com um tecido empresarial mais forte”.

A Tensai, empresa familiar portuguesa dedicada ao fabrico de frigoríficos e outros equipamentos de frio, exporta 90% do que produz em Estarreja. Implementada em vários pontos do globo desde o Médio Oriente a África, até ao Caribe, à Tensai falta chegar ao sul do continente americano. João Martins, director industrial, não esconde o interesse neste “mercado de potencial enorme”. Para a OpenPlus “esta visita veio reforçar laços e espero que os resultados se vejam brevemente”, afirmou Elísio Azevedo, administrador da empresa de painéis solares térmicos. Instalada desde 2009 no Eco-Parque, a OpenPlus já está a ampliar “para o dobro da área”, com o objectivo de “montar mais uma linha de produção de painéis fotovoltaicos”, num investimento de 2,4 milhões de euros e que vai duplicar o número de postos de trabalho, para um total de 70.

De Estarreja saem antenas parabólicas para todo o mundo , inclusive para o Chile. Mais de 90% da produção da Sinuta é comercializada para 60 países. Catarina Maça, directora de operações, espera que esta visita reforce as ligações com o país sul-americano. “Estamos com uma perspectiva muito grande em relação ao Chile”.

A abrir o périplo de visitas, o Embaixador do Chile ficou a conhecer pessoalmente a empresa Frutas Ernesto, que em Janeiro recebeu Dário Segóvia Rojo, o 20.º mineiro a ser retirado da mina de S. José, em Copiapó, o ano passado, estreitando esses laços. Ao lado, visitou também as futuras instalações de Carlos Santos, na área dos produtos capilares e com uma rede nacional de lojas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®